A Perspectiva do Tempo na Eternidade de Deus
Deus criou a Terra, e, por possuir uma natureza diferente da nossa, Ele pode criar e sustentar múltiplos processos sem que a repetição se torne monótona ou uma perda de tempo. A noção de tempo que conhecemos foi estabelecida por Deus dentro da realidade da degradação, envelhecimento e morte. No entanto, Deus não experimenta essa degradação. Para Ele, o tempo não é marcado pela decadência, mas por uma eternidade contínua, algo que não conseguimos experimentar plenamente. Nosso “para sempre” é limitado, enquanto a eternidade de Deus é verdadeiramente infinita.
Quando Deus nos restaura, Ele nos conduz a uma nova percepção do tempo. Primeiro, Ele nos dá a certeza de um “para sempre” real. Depois, nos ensina a valorizar um tempo transformado, no qual tarefas repetitivas e o desenvolvimento de habilidades que exigem dedicação, como tocar um violino ou elaborar projetos complexos, não são encarados como privilégios para poucos. Planejamento de longo prazo, como infraestruturas que beneficiarão gerações futuras, passam a fazer sentido dentro de uma perspectiva eterna.
À medida que essa visão amadurece em nosso coração, a busca por prazeres imediatos perde força, pois compreendemos que sempre teremos tempo para desfrutar das dádivas de Deus. O tempo não se esgota. Há tempo para amar, para aprender e para construir. A rotina deixa de ser vista como algo enfadonho e passa a ser reconhecida como um ciclo de vida que traz renovação, descanso, saúde e harmonia.
Ao tom da eternidade, até mesmo os desertos, ao olharem para as florestas, não sentem inveja, mas reconhecem que fazem parte de um equilíbrio maior da criação. Da mesma forma, ao mudarmos nossa mentalidade e sairmos da prisão da decadência e morte, passamos a enxergar os processos normais da vida como parte de um grande plano de restauração. Projetos complexos, que antes pareciam inalcançáveis por causa da limitação do tempo, tornam-se possíveis. Podemos, então, sonhar e planejar com uma visão de longo prazo, estruturando cidades e investimentos que beneficiem e demonstrem a generosidade de Deus.
Não haverá mais a limitação da morte, e a perspectiva de Deus nos permitirá viver plenamente, experimentando um tempo que nunca finda.
Salmo 90:2 – “Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.”
Salmo 90:10,12 – “Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, ou a oitenta, para os que têm mais vigor; […] Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.”
Senhor, oro a Ti por clareza, o princípio do conhecimento da verdade não está em minha primeira percepção, talvez nem na segunda, então oro pelo iluminar dos cantos escuros, das partes encobertas que não estou preparado a enxergar. Se o movimento rotineiro do cuidado com o corpo, entes queridos, negócios focam demais o olhar impedindo a visão da vida e suas relações valiosas então devo aprender a me mover para enxergar. Qual rotina produz uma visão mais ampla e verdadeira da vida? Sim, como me mover ao levantar da cama, em qual velocidade entrar no armário do vestir, no banheiro da higiene, na cozinha da alimentação, no local de trabalho, ou do estudo, ou mesmo no desejar do ego, quanto tempo permanecer ali e qual a velocidade para sair desses locais. Será que um mover mais lento propiciaria uma segunda percepção do que está acontecendo ali? Senhor, oro a Ti.